top of page

Sinais de Dependência Emocional

  • Foto do escritor: Ellaine Lucchesi
    Ellaine Lucchesi
  • 21 de fev.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 16 de jun.

Sinais de Dependência Emocional

O dependente emocional demonstra dependência afetiva em relação à outra(s) pessoa(s), e de acordo com o DSM V demonstra incapacidade total em realizar alguma atividade sozinho, tomar decisões, não confia em si, não se sente valorizado, não é autossuficiente, tem necessidade excessiva em ser cuidado, tem medo da separação, é submisso, se sente inferior, acredita que merece pouco e se contenta com isso, torna-se vulnerável e manipulável, passivo ou passivo agressivo.


A dependência afetiva pode acometer ambos os gêneros, sendo encontrada em maior número no gênero feminino pela propensão e perpetuação cultural, que delega as mulheres a tarefa de modificar um homem através da força do seu amor e até, de que é sua obrigação fazê-lo.


No geral, mulheres que amam demais vem de um lar desajustado em que suas necessidades emocionais não foram satisfeitas e tentam suprir essa necessidade insatisfeita através de outra pessoa, tornando-se super atenciosas. E, como experimentaram essa falta de segurança na infância, tem uma necessidade desesperadora de controlar seus homens e seus relacionamentos, por medo de serem abandonadas.


O amor liberta, já a necessidade, encarcera. Sendo assim, o comportamento de amar demais não deve ser entendido em seu sentido literal, pois quando se ama demais, na verdade, se precisa demais do outro, e se esse excesso ocorre, há uma falta sendo preenchida por ele. Essa perspectiva faz parte de uma visão psicanalítica.


Comentários


bottom of page