top of page

Mitomania: Quando Mentir é Doença?

  • Foto do escritor: Ellaine Lucchesi
    Ellaine Lucchesi
  • 23 de jun.
  • 2 min de leitura

A mitomania é a compulsão pela mentira, contada de forma consciente.

Mitomania: Quando Mentir é Doença?

Todos nós, em algum momento já contamos uma pequena mentira ou omitimos em fato, muitas vezes por educação ou para evitar um conflito desnecessário. Porem quando mentir deixa de ser ocasional ou recurso, e se transforma em um comportamento compulsivo e incontrolável, podemos estar diante de um quadro de mitomania.


Conhecida como mentira patológica, a mitomania é uma condição psicológica complexa. As narrativas criadas por quem sofre dessa patologia costumam ter um propósito interno, construir uma autoimagem mais interessante, muitas vezes uma imagem heroica ou sofrida. A pessoa cria histórias, sempre se coloca no centro dos acontecimentos, seja como herói ou como vitima de grandes tragédias, busca atenção, admiração, pois acredita não ser capaz de conseguir com sua vida real.


Quais são as Causas?


Não há uma causa única para a Mitomania, mas uma combinação de fatores. Alguns comportamentos se destacam:


  • Baixa Autoestima: Sensação de inadequação pode levar a pessoa criar um personagem bem sucedido e cativante.

  • Histórico de Traumas: Vivencias traumáticas na infância ou na vida adulta podem servir como gatilho para criação de uma realidade paralela.

  • Auto Afirmação: A pessoa usa a mentira para reafirmar um senso de valor e importância que acredita não ter.

  • Transtorno de Personalidade: A mitologia pode estar associada ao transtorno de personalidade antissocial ou narcisista, embora não seja um pré-requisito.

  • Uso de Má-fé: Muitas vezes o Mitomaníaco usa a mentira para praticar golpes, fraudes e até mesmo por vingança.

Vale lembrar que a Mitomania é um adoecimento psíquico que causa sofrimento não somente para quem convive, mas também para o próprio mitomaníaco, que se vê muitas vezes em uma prisão de mentiras, manipulações e em apuros sérios. Vivem com um medo iminente de ser descoberto e ainda pode leva ao isolamento social e a muitos prejuízos na vida em geral.


Tratamento


O tratamento mais indicada é a Psicoterapia, com a abordagem na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), que ajuda o paciente a identificar os gatilhos para a mentira e a desenvolver estratégias para lidar com a compulsão. O apoio familiar é fundamental durante o tratamento, vai exigir muita paciência e empatia.


Mitomania: Quando Mentir é Doença? A mentira nesse caso, não é uma falha de caráter, mas o sintoma de um problema mais profundo que precisa ser tratado.

Comentários


bottom of page